190 milhões de seleções e a coerência de Dunga… para a tristeza dos palpiteiros de plantão

Logo Oficial da Copa 2010por Sylvio Micelli

Devo ser dos poucos, poquíssimos brasileiros por sinal, que não fizeram coro com os outros milhões de patrícios e jornalistas esportivos neste lobby doentio pela ida de fulano ou ciclano para a Copa do Mundo da África do Sul, maior torneio esportivo do planeta e que começa daqui a exatamente um mês.

Sendo muito sincero, da lista de Dunga, tiraria Doni, Josué, Elano e Robinho. E a bem da verdade, não levaria Neymar, Ronaldinho Gaúcho ou Ronaldo Fenômeno. Concordo, plenamente, com a substituição de Adriano por Grafite. E se a minha opinião valesse alguma coisa levaria Elias, Roberto Carlos e Paulo Henrique Ganso. Mas como diz o jornalista Milton Neves que também estava no imenso lobby armado “são opiniões e opiniões”.

O vecchio e buono Arrigo Sacchi, técnico vice-campeão do mundo com a Squadra Azzurra em 1994, já nos ensinou que “o futebol é a coisa mais importante dentro as menos importantes”. Dito isto, Dunga foi extremamente coerente. Muitos até vão achá-lo teimoso ou insensível diante do “clamor nacional”.

Pois bem. Tenho profundo respeito pelo senhor Carlos Caetano Bledorn Verri, um gaúcho de Ijuí que saiu de vilão da péssima seleção de 1990 treinada por Sebastião Lazaroni, para ser o capitão do tetracampeonato em 1994. Sempre foi um líder destemido e sempre prezou a fidelidade. Os jogadores convocados retratam essa postura de Dunga que, para mim, deve ser respeitada.

Desde julho de 2006, pelo fato de nunca ter treinado ninguém antes, Dunga teve de provar sua capacidade para conduzir a seleção mais palpitada do planeta e chegou a uma Copa do Mundo, em primeiro lugar de seu grupo, goleando nossos principais rivais – Uruguai (4 a 0) e Argentina (3 a 1) – fora de casa. Foi campeão da Copa América em 2007 e da Copa das Confederações em 2009. Falhou apenas, como todos os técnicos que o antecederam, nas Olimpíadas de 2008. Ou seja: provou sua competência e merece estar aonde está. E Dunga teve ainda uma frieza ímpar, pois esteve na forca por dezenas de vezes. Cada novo jogo, vinha a imprensa pessimista a divulgar que Dunga sempre cairia para ser substituído por Muricy, Luxemburgo, Mano Menezes e até pelo Joel Santana… Só faltou mesmo o Maradona ser cotado para substituí-lo.

Ele poderia ter convocado jogadores diferentes de muitos dos que convocou? Sim, claro. O maior patrimônio do futebol brasileiro é também o seu maior problema. Podemos fazer, no mínimo, umas quatro seleções com jogadores daqui e de fora para ganhar qualquer Copa do Mundo.

Dunga optou pelo seu trabalho de quase 4 anos. Justo. Simples assim.

Para mim, a seleção brasileira não será campeã na África do Sul. Não porque Dunga deixou de levar este ou aquele jogador, mas pelo simples fato de que o Brasil será campeão na próxima Copa para compensar o Maracanazo de 60 anos atrás. E a Fifa não permitiria tantos títulos assim…

Sorte, Dunga! Você continua sendo um dos poucos brasileiros a merecer o meu humilde respeito.

E você, que não gostou da convocação, troque de lugar com ele e ponha sua bundinha naquela cadeira para sentir a pressão que deve ser…

OS 23 CONVOCADOS PARA A COPA-2010

GOLEIROS
Júlio César (Inter/ITA)
Doni (Roma/ITA)
Gomes (Tottenham/ING)

LATERAIS
Maicon (Inter/ITA)
Daniel Alves (Barcelona/ESP)
Michel Bastos (Lyon/FRA)
Gilberto (Cruzeiro)

ZAGUEIROS

Lúcio (Inter/ITA)
Juan (Roma/ITA)
Luisão (Benfica/POR)
Thiago Silva (Milan/ITA)

VOLANTES
Felipe Melo (Juventus/ITA)
Gilberto Silva (Panathinaikos/GRE)
Josué (Wolfsburg/ALE)
Kleberson (Flamengo)

MEIAS
Kaká (Real/ESP)
Ramires (Benfica/POR)
Elano (Galatasaray/TUR)
Júlio Baptista (Roma/ITA)

ATACANTES

Luís Fabiano (Sevilla/ESP)
Robinho (Santos)
Nilmar (Villarreal/ESP)
Grafite (Wolfsburg/ALE)

You may also like...

Deixe uma resposta

3 visitantes online agora
0 visitantes, 3 bots, 0 membros
Máx. de visitantes hoje: 10 às 04:20 am BRT
Este mês: 23 às 04-09-2018 06:03 am BRT
Este ano: 29 às 03-29-2018 05:20 am BRT
No total: 111 às 03-18-2011 02:35 am BRT