Eliminação do Corinthians na Libertadores: a história que se repete

Ouça a narração de José Silvério com reportagens de Leandro Quesada
e comentários de Mauro Beting (Grupo Bandeirantes de Rádio)

Santoya (65′)

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Medina (78′)

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

por Sylvio Micelli

Texto originalmente escrito para o Blog Canelada

A maldição se repete. Jogando um futebol de péssima qualidade, perdido em campo e sem capacidade de reação, o Corinthians foi eliminado pelo Deportes Tolima da fase inicial da Libertadores. O resultado de 2 a 0 foi pouco diante da superioridade da equipe colombiana. Ninguém, nem Tite, nem jogadores, nem diretoria têm do que reclamar. O time foi apático nas duas partidas e, se lembrarmos a história recente, o Corinthians só teve que disputar a Pré-Libertadores pelo fato de não ter vencido o rebaixado Goiás na última rodada do Brasileiro do ano passado. O empate fez com que o Corinthians ficasse em terceiro lugar e não garantisse uma vaga automática para a disputa do torneio.

A derrota para o Tolima é, ainda, tragicamente histórica. Jamais uma equipe brasileira havia perdido essa fase. Ou seja, o Corinthians é precocemente eliminado de sua nona Libertadores e, sendo bastante sincero, foi um mal menor. Com esse time, a equipe seria o saco de pancadas do grupo que tem Cruzeiro (BRA), Estudiantes (ARG) e Guarani (PAR).

O jogo (?)

O primeiro tempo foi de puro horror. A equipe colombiana, aproveitando-se do fato de jogar em casa, começou em cima. Foi dando chutes e mais chutes nos primeiros quinze minutos de jogo, mas perigo real, apenas numa falha de Fábio Santos, que substituiu mal Roberto Carlos. Medina roubou a bola e chutou forte para a defesa de Julio Cesar. Medina teria mais uma oportunidade que o goleiro corinthiano desviou para escanteio. Chara ainda mandaria por cima um lançamento feito nas costas do mesmo Fábio Santos.

O Corinthians perdido, desentrosado e distante pouco chegou ao gol colombiano. Em tese foi um chute de longe de Dentinho e uma falta que Ronaldo bateu no Oceano Pacífico. Poderíamos resumir assim: o Deportes Tolima não conseguiu chutar em gol e o Corinthians, sequer chegou ao gol.

No segundo tempo, o Corinthians voltou acordado. Nem parecia o mesmo time dos 45 minutos iniciais e do jogo na semana passada. Em 12 minutos, chutes de Ronaldo, Chicão e Paulinho deram indícios de que a história seria diferente. Mas não foi.

Justamente quando a equipe paulista estava melhor, o Tolima abriu o placar. Santoya, que havia acabado de entrar, é lançado nas costas da defesa, na “linha burra” armada pelo Corinthians, invade a área e toca na saída de Julio Cesar. 1 a 0 para os colombianos.

O gol fez com que Tite, finalmente, mexesse na equipe. Entraram Danilo e Ramirez, peruano que jogou bem contra o São Bernardo. E a esperança transformou-se em tragédia. Ramirez foi expulso, dois minutos depois de ter entrado, por cotovelada em Chara.

Com o resultado adverso e um jogador a menos, o Corinthians se perdeu de vez. O Tolima ainda ampliou. Medina fez de cabeça, sem nenhuma marcação, depois de levantamento de Murillo. E aí o jogo acabou, com direito a olé do time colombiano.

Muito deverá ser feito pela diretoria corinthiana. Uma limpeza torna-se necessária. Ex-jogadores em atividade podem trazer recursos, mas agora restou ao Corinthians a disputa do Campeonato Paulista, já distante e o Campeonato Brasileiro, cansativo e competitivo. 2011 nem começou e já acabou.

Ah! Finalmente Tite não é mais invicto. E perdeu o jogo que não podia ter perdido.

Força, Fiel!

O Corinthians volta a campo, com suas dores e tragédias, justamente contra o Palmeiras, no próximo domingo no Pacaembu. Dizem que clássico é clássico, e vice-versa. Mas o Palmeiras é muitíssimo favorito depois de mais uma tragédia alvinegra no torneio sulamericano.


CORPORACION CLUB DEPORTES TOLIMA 2 X 0 SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA

Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué (COL)
Árbitro: Vinicius Furlan
Assistentes: Mauricio Espinoza e Carlos Changala
Público e Renda: não divulgados

Gols: Santoya [T] (65′) e Medina (78′)
Cartões Amarelos: Jorge Henrique, Leandro Castán e Jucilei [C]; Hurtado, Murillo e Chara [T]
Cartão Vermelho: Ramírez [C]

TOLIMA – COL: Antony Silva; Vallejo, Arrechea, Hurtado e Noguera; Chará, Bolívar e Castillo (Santoya); Murillo (Piedrahita); John Hurtado e Medina (Closa)
Técnico:
Hernán Torres

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos (Edno); Paulinho (Ramírez), Ralf e Jucilei; Jorge Henrique, Dentinho (Danilo) e Ronaldo
Técnico:
Tite

You may also like...

10 Responses

  1. E mais uma vez , o fantasma da Libertadores bate a porta do Corinthians , sabe eu acho que foi pedir pra ser zuado , de forma alguma o Corinthians podia ter perdido um jogo como esse , contra um time que os próprios jogadores lavam os seus próprios uniformes , é , eu acho que o Corinthians ta jogando a Libertadores porque não tem escolha , é obrigado !

    Like or Dislike: Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Brincadeiras a parte, falando sério agora!

    Foi uma vergonha o Corinthians ser eliminado pelo Tolima. Tomou um vareio de bola nos dois jogos e não mostrou nem brio nem personalidade suficientes para poder melhorar alguma coisa no jogo.

    Andres Sanches é o grande responsável pela eliminação. Trazer Tite e alguns jogadores como Leandro Castan e Fabio Santos e, permitir que Ronaldo fique tão fora de forma como ele está (parece o Bussunda do Casseta e Planeta) são coisas de pessoas autoconfiantes que achavam que passariam com o pé nas costas.

    Sem falar na pipocada do Roberto Carlos, mostrando o jogador de caráter que ele sempre foi… reclamou em 2006 que foi responsabilizado pela perda da Copa, pode SIM ser responsabilizado por ter alegado “medo” e uma estranha “dor na coxa”…

    Enfim, quero ver como vai ser a reação do time a partir de agora… como espectador de futebol, temo pela camisa do Corinthians, que não merece ser vestida por esses jogadores sem personalidade e que temeram desde quarta feira ser eliminados pelo Tolima… pelo Tolima!!!

    Um abraço!

    Like or Dislike: Thumb up 0 Thumb down 0

  3. O Fabio Santos é um azarado. O cara foi considerado o responsável pela eliminação do SPFC na Libertadores de 2004, ficou queimado e vazou, era na Colômbia tbém. E agora tava lá de novo, mesmo q não tenha sido o responsável pelo erro.

    E outra, eu sempre vi o Tite como péssimo, ñ sei pq insistem no cara. Lembro qdo os corintianos ficaram felizes com a ida do Mano Menezes pra seleção, eu teria ficado triste. Ano passado foram eliminados, mas foi nas oitavas e num jogo complicado contra o Flamengo. Foi digno pelo menos.

    Like or Dislike: Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Carla Viana disse:

    Muito se fala da forma do Ronaldo, mas eu tenho a certeza de que o problema não está nisso. O Ronaldo mesmo gordo faria gols se a bola chegasse para ele.

    O corinthians não tem um camisa 10 desde que vendeu o Douglas. Nem Tcheco e nem a piada Danilo jamais substituiram o Douglas. Aliás, um time que investe em Danilo como camisa 10 para reforçar a equipe tem mesmo é que se ferrar muito.

    Além disso, o que é o Raulf para quem viu o Cristian jogando? O que é Fábio Santos para quem tinha André Santos?

    Será que o problema está mesmo na forma física do Ronaldo? Pelo jogo que vi ontem a forma física do Ronaldo continua sendo de todos os males, o menor.

    Like or Dislike: Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Eh cara Sylvio, complicadaço… Falou do Mazembe viu… Toliminado… =P

    Like or Dislike: Thumb up 0 Thumb down 0

  6. CÚRINTIAS VERGONHA DE 100 anos o VIRGER DA AMERICA

    Like or Dislike: Thumb up 0 Thumb down 0

  7. Mega Man disse:

    Temos um ex-jogador que acha que ainda é jogador, temos um presidente que acha que esta na Europa, temos tantas coisas, mas não temos futebol, infelizmente outra eliminação, mas de acordo com o Andres o timeco do timão vai ser campeao da libertadores em 2012, acho que el errou, deve ser 2212. O cara gasto 5 milhões de euros num jogador de 33 anos, vai ser burro assim la em Portugal e pra piorar tem classico domingo contras os porcos. alguem ai chuta um resultado?, o placar eu não sei, mas acredito numa derrota. Tem gente que acha que é DEUS, ja o Tite tem certeza disso, então assim fica complicado, mas vamos que vamos,

    Saudações.

    Like or Dislike: Thumb up 0 Thumb down 0

  8. Toni Kunzler disse:

    Não acho que tenha sido vergonhosa a eliminação, porque o corinthians não tem tradição alguma na competição, logo, era um jogo com 50% de chance pra qualquer um dos dois.

    GASTAR por gastar não representa qualidade ou chance de conquista do maior torneio sulamericano.

    realmente o mazembe foi para o inter o que o inter foi para o barcelona, mas isto porque são duas equipes (inter e barça) que se igualaram em grandeza após nosso título mundial (sem comparação questão financeira, evidentemente, bem como de reconhecimento no mundo).

    o fato da torcida estar tão irritada é completamente inexplicável, porque somente alguém que não entende de futebol poderia realmente esperar algo deste amontoado corintiano.

    por favor, fábio santos, aquele zagueiro tonga e a completa ausência de meio-campo não poderiam ser supridas de forma alguma pelos cabeças-de-bagre que jogam no timão.

    ronaldo, mesmo redondaço, é o melhor jogador do time, e só não resolveu porque realmente estava completamente isolado!! não tinha para quem passar e, quando tinha, não era alguém que merecesse…

    por fim, enquanto continuarem com a mentalidade burra de gastar horrores SEM qualificar, não terão a menor chance de levantar o caneco.

    abs e entendo a tristeza dos amigos, pois meu colorado conseguiu a proeza, em 2007, de ser o primeiro defensor do título eliminado na primeira fase!!

    dá-lhe inter!

    Like or Dislike: Thumb up 0 Thumb down 0

  9. Toni Kunzler disse:

    O Ronaldo, sozinho, não está em condições físicas de resolver, mas se tivesse um iarley ou algum atacante decente por perto, certamente ele deixaria o cara pifado dezenas de vezes, pois é muito habilidoso.

    por isso digo que não adianta gastar os tubos, se referidos gastos não forem inteligentes, e o que se vê no timão é uma vontade gigantesca de mostrar que tem grana mas sem um objetivo concreto, ou criteriosas contratações, infelizmente…

    abs

    Like or Dislike: Thumb up 0 Thumb down 0

  1. 3 de fevereiro de 2011

    […] This post was mentioned on Twitter by Sylvio Micelli, Sylvio Micelli. Sylvio Micelli said: Eliminação do #Corinthians na Libertadores: a história que se repete | [Sylvio Micelli] http://t.co/veVAJMQ via @micelli […]

    Like or Dislike: Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe uma resposta

8 visitantes online agora
0 visitantes, 8 bots, 0 membros
Máx. de visitantes hoje: 8 às 12:57 am BRT
Este mês: 25 às 02-07-2018 01:24 am BRST
Este ano: 25 às 01-02-2018 08:54 pm BRST
No total: 111 às 03-18-2011 02:35 am BRT