É duro! Mas vai começar mais um Endurão Brasileiro!


por Sylvio Micelli

Texto originalmente escrito para o Blog Canelada

Neste final de semana começa mais um Endurão, também conhecido popularmente, como Campeonato Brasileiro de Futebol. Ao longo de cansativas trinta e oito rodadas, lá em dezembro, ou pouco antes, conheceremos o Campeão Brasileiro em sua 41ª edição (obviamente que ignoro toda aquela bobagem de unificação que a CBF promoveu no ano passado).

Não gosto do modelo. É chato, cansativo, enfadonho, desprovido de emoção e resta-nos torcer para que nesta “corrida de cavalos” nenhuma equipe abra dois ou mais corpos de vantagem e, quem sabe, lá pela 32ª, 33ª rodada tenhamos alguma “finalzinha antecipada” para dar uma rara emoção. Tudo muito risível e previsível, como condiz à organização do esporte bretão em terras tupiniquins.

Os “entendidos” do futebol e seus defensores decretaram que a fórmula ideal para o país pentacampeão do mundo é o sistema de pontos corridos, numa clara subserviência ao modelo europeu que serve a eles, mas não a nós, porque não retrata a nossa história dos grandes jogos do David contra o Golias, nem traz na essência o imponderável que tanto amamos.

Querem, enfim, reduzir o futebol brasileiro a uma dinâmica de países europeus que contam lá com dois, três, no máximo quatro clubes que se revezam em títulos e que se torna duvidosa por aqui.

Os “entendidos” do futebol e seus defensores dizem que é o sistema mais justo e que premia a melhor campanha, o que também é uma bobagem. O Flamengo, por exemplo, foi campeão em 2009, porque liderou a última e mais importante rodada, enquanto o Palmeiras passou o campeonato inteiro liderando e perdeu o fôlego no fim…

Seja como for, não adianta reclamar, afinal regras são regras. A disputa está aí e que vença o melhor.

E como sempre escrevo, se possível, que esse melhor seja o Sport Club Corinthians Paulista.

You may also like...

Deixe uma resposta

7 visitantes online agora
0 visitantes, 7 bots, 0 membros
Máx. de visitantes hoje: 8 às 01:01 am BRST
Este mês: 24 às 12-08-2017 08:07 pm BRST
Este ano: 31 às 03-30-2017 10:25 am BRT
No total: 111 às 03-18-2011 02:35 am BRT