Adãozinho morre. O Parque São Jorge está em luto.

por Sylvio Micelli

Texto originalmente escrito para o Blog Canelada

Faleceu na noite de ontem em São Paulo, aos 59 anos, o jogador Adão Ambrósio, o Adãozinho, que defendeu o Sport Club Corinthians Paulista entre 1971 e 1978.

Adãozinho estreou da melhor forma que poderia acontecer a um atleta do Corinthians. Empatou um jogo histórico contra o Palmeiras, no Campeonato Paulista de 1971. O jogo, realizado em 25 de abril daquele ano, numa gelada tarde no Morumbi, tornou-se emblemático porque foi uma das grandes viradas corinthianas sobre a Academia Palestrina. O Timão vinha mal no campeonato e iria enfrentar o Palmeiras de Leão, Luís Pereira, Dudu, Ademir da Guia, César Maluco…

Começa o jogo e para piorar as coisas, César Maluco abriu o marcador aos 35 segundos do primeiro tempo. E fez 2 a 0, aos nove. O Timão se segurou em campo até o final do primeiro tempo evitando uma promissora goleada alviverde.

No segundo tempo, logo a cinco minutos, Mirandinha diminuiu para nós. E aos 24, o garoto Adãozinho, estreando naquela tarde no lugar de Samarone, recebeu passe de Tião e bateu, há 40 metros de distância, para acertar o ângulo de Emerson Leão e marcar um golaço.

Mas no minuto seguinte, Leivinha também mandaria outra bola no ângulo e faria 3 a 2 para o Palestra.

Mas… no minuto seguinte, o meia Tião recebeu passe em profundidade de Natal, dribla a defesa do Palmeiras, incluso o goleiro e empata, novamente, a partida.

No final do jogo, a mística corinthiana. Aos 43 minutos, Mirandinha fez grande jogada, num contra-ataque rápido do Timão, iniciado por Adãozinho. Mirandinha chutou duas vezes para decretar Corinthians 4 X Palmeiras 3, um dos mais importantes e vibrantes jogos que você confere no vídeo com a narração do lendário Luís Noriega pela TV Cultura.

O Timão, treinado por Francisco Sarno, jogou com Ado, Zé Maria, Luíz Carlos Galter, Sadi e Pedrinho; Tião e Roberto Rivellino; Lindóia (Natal), Samarone (Adãozinho), Mirandinha e Perí.

Adãozinho, porém, sempre foi um jogador para compor o elenco e poucas vezes atuou como titular. Os problemas físicos se tornariam constantes na sua carreira. Ele ainda teria participação decisiva no gol de Palhinha, de rosto, contra a Ponte Preta, no primeiro jogo da decisão do Campeonato Paulista de 1977, com um lançamento de longa distância.

Nota de Pesar do Corinthians – Ex-jogador Adãozinho

É com pesar que o Sport Club Corinthians Paulista comunica o falecimento do ex-jogador Adãozinho que faleceu na noite deste domingo, 12 de junho. O corpo está sendo velado no cemitério da Vila Mariana. O enterro será nesta segunda-feira (13), a partir das 11h no crematório da Vila Alpina.

Nascido em 17 de outubro de 1951, meia-esquerda do Corinthians entre 1971 e 1978, Adãozinho consagrou-se no jogo contra o Palmeiras no dia 25 de abril de 1971. Na ocasião, o alvinegro venceu o arqui-rival de virada por 4 x 3 e Adãzinho, que entrou no segundo tempo, fez um gol antológico no jovem goleiro Emerson Leão. Além disso, Adãozinho participou do elenco corinthiano campeão Paulista em 1977.

O presidente Andrés Sanchez e o Corinthians manifestam sua solidariedade à família do ex-jogador Adãozinho pela perda.

___________________________________________________________________________________

Já ouviu o Podcast do Timão? Vai lá! Clique aqui!

Este e outros textos você encontra no Blog do Sylvio Micelli.
Vote no Micelli para o prêmio Top Blog 2011! Obrigado!

You may also like...

Deixe uma resposta

6 visitantes online agora
0 visitantes, 6 bots, 0 membros
Máx. de visitantes hoje: 10 às 02:03 am BRT
Este mês: 28 às 06-04-2017 07:36 pm BRT
Este ano: 31 às 03-30-2017 10:25 am BRT
No total: 111 às 03-18-2011 02:35 am BRT