XXIII EEJAC aponta necessidade de organizar os assessores de imprensa do serviço público

por Ana Paula Carrion
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Terminou na manhã deste último domingo, dia 28 de agosto, o XXIII Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa e Comunicação (EEJAC) que reuniu na cidade do Guarujá, litoral paulista, mais de 80 profissionais da área. Durante o evento foi discutido o papel do assessor de imprensa em tempos de crescimento econômico, e entre as resoluções foi apontada a necessidade de aprofundar a discussão deste tipo de profissional no serviço público, com a implantação do cargo de jornalista em concursos, com jornada de trabalho e salários da categoria.

Segundo o presidente do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, José Augusto Camargo (Guto), que apresentou painel sobre o tema “a organização dos trabalhadores de assessoria no serviço público é muito importante porque grande parte deles atua nesse meio e a maioria está desprotegida e fora das regras que regem a categoria”.

O coordenador da Comissão Permanente e Aberta de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (CPAJAC) do Sindicato, Sylvio Micelli, diretor de Imprensa da Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo, também ressaltou a importância da discussão do tema e disse ter um grande desvio de função no serviço público.

Já a secretária de Sindicalização, Márcia Quintanilha, uma das organizadoras do evento, lembrou a luta histórica dos assessores de imprensa pela unificação do piso – na Capital, Litoral e Interior – e disse que seria um retrocesso político dividi-los conforme a última proposta patronal apresentada durante a Campanha Salarial. “Nossa luta é pela unificação geral de todos os pisos do segmento da comunicação tanto para jornais, revistas, rádio e TV. Esta é a meta da campanha salarial dos jornalistas em 2011 e não iremos de forma alguma retroceder”, enfatizou.

Os jornalistas também decidiram pela ampliação do conhecimento das mídias sociais e criação de protocolo de uso para elas, fortalecimento de mídias regionais, qualificação de profissionais no segmento de marketing político e pressão de parlamentares e opinião pública para aprovação das PECs do Diploma no Congresso que restabelece a obrigatoriedade do diploma para exercício da profissão (leia abaixo a íntegra da carta do Guarujá).

O documento será guia para formulação da tese estadual que será apresentada no Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC), previsto para ocorrer de 13 a 15 de outubro, no Rio Grande do Norte, na cidade de Natal e que terá como tema a “Liberdade de Expressão e o Jornalismo em Assessoria de Imprensa”.
Palestrantes do EEJAC

Entre os palestrantes participaram o diretor Adjunto da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do IPEA, Antonio Lassance, que apresentou um panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil; o professor e consultor de marketing, Gaudêncio Torquato; que abordou o trabalho do assessor de imprensa no marketing político; o atual secretário de imprensa da Presidência da República, José Ramos Filho, que apresentou o trabalho de assessoria de imprensa da SECOM e o professor Gilberto Lorenzon que tratou do tema de mídias sociais e o gerenciamento de problemas destas ferramentas. A prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Britto (PMDB) também saudou o evento.

Também participaram do XXIII EEJAC o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Celso Schöreder; o secretário Geral do Sindicato, André Freire; o secretário de Finanças, Kepler Polamarçuk; a secretária de Relações Sindicais e Sociais, Evany Sessa e entre os diretores estavam presentes, Alcimir do Carmo, Carlos Ratton ( Santos), Neusa Melo (Vale do Paraiba, Litoral Norte e Mantiqueira) e Denise Santana Fon, da Comissão de Ética do Sindicato e uma das fundadoras da CPAJAC.

Além da Carta do Guarujá, a plenária aprovou duas moções: uma em homenagem ao jornalista Paulo Vieira Lima, um dos fundadores da CPAJAC e que prestou relevantes serviços à categoria e a outra em apoio aos estudantes chilenos que tem se manifestado contrariamente ao governo de Sebastián Piñera.

Veja abaixo o documento aprovado pelos participantes no XXIII EEJAC

“Carta do Guarujá (SP)

Nós, jornalistas, vivemos ainda, numa situação de instabilidade no que diz respeito à desregulamentação da profissão de Jornalista e, nesse sentido, o XXIII EEJAC cumpre o seu papel de colocar em debate as questões pertinentes ao ambiente profissional e sindical, levando-se em conta o tema: “Assessoria de Imprensa – O Papel da Comunicação em um Ambiente de Crescimento Econômico”.

Assim, os jornalistas em Assessoria de Comunicação, reunidos na cidade do Guarujá, em São Paulo, entre os dias 26 e 28 de agosto de 2011, decidem:

– O piso unificado de Assessoria de Imprensa é uma conquista histórica, que deve ser preservada e estendida a todos os segmentos da categoria.

– Ampliar o conhecimento para lidar, de maneira ainda mais eficiente, com as mídias sociais e trabalhar em prol de mecanismos para a criação de um protocolo de uso das mesmas;

– Apoio à luta para a constituição da Comissão da Verdade e Justiça no âmbito do Congresso Nacional, em constante defesa da liberdade de expressão, tão essencial ao exercício da profissão de jornalista;

– Trabalhar pela realização de concursos públicos para o provimento do cargo de jornalista diplomado, de forma transparente, salvaguardando as conquistas e os direitos históricos de nossa categoria;

– Buscar o fortalecimento das mídias regionais capacitando os jornalistas profissionais para atender, localmente, às demandas globalizadas;

– Investir na capacitação dos profissionais para qualificação no segmento do marketing político, como área com crescente demanda no mercado profissional brasileiro;

– Permanecer em constante mobilização a pressionar os setores políticos e a opinião pública, para restabelecer a obrigatoriedade do diploma, em nível superior, para o exercício da profissão de jornalista, assim como a implantação de um Conselho Profissional dos Jornalistas.

Guarujá, agosto de 2011″

You may also like...

Deixe uma resposta

8 visitantes online agora
3 visitantes, 5 bots, 0 membros
Máx. de visitantes hoje: 9 às 12:43 am BRT
Este mês: 21 às 05-16-2018 08:26 pm BRT
Este ano: 29 às 03-29-2018 05:20 am BRT
No total: 111 às 03-18-2011 02:35 am BRT