Que o Montillo fique no Cruzeiro e que faça bom proveito


por Sylvio Micelli

Texto originalmente escrito para o Blog Canelada

Este texto é uma resposta ao postCaso Montillo, Aliciamento, Contrato, Dívidas, Imprensa Paulista e seus ultimatos“, escrito pelo blogueiro cruzeirense e companheiro de Canelada, Bruno Vox. No texto ele relata sua visão da “novela” a envolver o jogador argentino, o time mineiro e o Sport Club Corinthians Paulista.

Deixo claro que escrevo este post em meio a uma possível retomada de negociação que, como sempre, é negada por todos, mas sempre há indícios de verdade.

Reproduzo, a seguir, o primeiro parágrafo de Bruno Vox, cuja íntegra pode ser lida aqui. O lead do post já dá mais ou menos o tom do que o torcedor cruzeirense deseja externar:

A novela Montillo parece que está chegando ao seu fim, felizmente. Apesar da pressão de empresário, jogador, do ex-presidente Zezé Perrella, alguns membros da diretoria celeste, salários atrasados e até mesmo da imprensa “estrangeira” de São Paulo, o jogador parece que vai mesmo ficar no Cruzeiro e como já escrevi, graças ao presidente Gilvan que foi firme na sua postura“.

Ao longo do texto, o blogueiro acusa o Corinthians de agir de forma antiética, a que chamou de “aliciamento” do atleta, entre outras afirmações.

Segue, em tópicos, minha opinião sobre o caso:

1. Sou contra o Montillo no Corinthians. Até ironizei na semana passada, que o Cruzeiro desejava vender uma Toyota Hilux a preço de Ferrari. Acho o futebol do argentino bom, seria um atleta de nível para compor o elenco, mas nada que o fizesse um salvador da pátria ou que, sinceramente, valesse tanto esforço da diretoria do Corinthians em trazê-lo. Pessoalmente, sou muito mais o Douglas, cujo futebol acho até superior, além da identificação que o jogador gremista já tem com a nação corinthiana. Pode até ser possível que o argentino venha para cá; será bem recebido, claro; conhecerá o que é jogar num clube do porte do Sport Club Corinthians Paulista, mas não o traria. Fica o aviso… como já havia avisado quando se falava na contratação do Adriano;

2. Bruno Vox fala de “aliciamento”, de “contrato” e de “pressão” por parte do empresário e até mesmo do jogador. Pois bem. A quem queremos enganar? Será que voltamos à época do Tostão (para manter o foco no Cruzeiro), quando se jogava, efetivamente, por amor? Acordem! Isso já era. Contrato está aí para ser rompido mesmo e não me vejam como antiético. Antiético é estipular uma multa absurda, justamente para prender um cara que não quer mais jogar lá e, pelo que li, Montillo quer se ver livre e bem longe da Toca da Raposa. E já que nos comentários de um santista (coitado!) se falou de Paulo Henrique Ganso, o mesmo se aplica ao jogador da Vila Belmiro. É ético, é moral? Não sei. Mas todos os clubes fazem, de uma forma ou de outra. Até os que se julgam sérios e acima do bem e do mal;

3. Salários atrasados: o cara já não recebe, segundo o próprio blogueiro, e o time quer prender o cara para dever mais? É isso mesmo? Olha. Eu antevejo um futuro sombrio para algumas equipes que “dão até as calças (e até mais alguma coisa)” para os atletas e depois não pagam salários, não cumprem com direitos de imagem e outras coisas. Há clubes que optam até por encerrar outras atividades e manter o atleta X ou Y o que é altamente temerário, além de não cumprir os tais preceitos éticos e morais… O Corinthians foi, historicamente, mal gerido por décadas e cansei de cortar na própria carne e escrever verdades. Mas isso tem mudado: aqui se paga em dia;

4. O termo “imprensa “estrangeira” de São Paulo” deixa transparecer, claramente, o velho bairrismo que sempre observamos em relação às coisas de São Paulo (estado ou cidade). O mesmo santista que comentou sobre PH Ganso volta a afirmar que a imprensa é corinthiana e também já cansei de escrever que a imprensa é de quem dá renda. É simples. Tenham mais de 30 milhões de torcedores, rompam a barreira dos seus estados de origem, transformem-se em times nacionais que a mídia vai olhar vocês com outros olhos. Dizem que para ter torcedores é preciso títulos, mas no Corinthians a torcida cresceu sem título nenhum. Mas isso é uma outra história porque aqui sempre foi e sempre será uma outra história;

5. O Corinthians demonstrou interesse pelo atleta, chegou a oferecer uma bela quantia em dinheiro, para os níveis do futebol nacional e jogadores, mas o Cruzeiro quer tirar a barriga da miséria com um jogador só… E aí fica difícil.


O que há de verdade nessa história toda?

Montillo quer sair do Cruzeiro e, não necessariamente, vir para o Corinthians. Isso está claro. Ele quer jogar no maior centro do país, quer disputar a Libertadores, quer estar mais próximo de Buenos Aires, até pelo filho especial que ele tem, quer ganhar bem e ser pago em dia. E quem oferece tudo isso a ele hoje é só um clube e… por mera coincidência é o Corinthians.

O presidente Gilvan de Pinho Tavares fica numa sinuca de bico. Sabe que precisa vender, sabe que o Cruzeiro está numa draga danada, mas não quer iniciar sua gestão perdendo seu principal (para não dizer único) bom jogador. Por isso tentar dificultar ao máximo aquilo que é quase inevitável, para fazer o torcedor acreditar que tem pulso e que quem manda é ele, e para valorizar o pouco que tem. É possível que ele segure o atleta ainda neste primeiro semestre, mas quando abrir a janela de transferência da Europa, já era.

Sinceramente, que o Montillo fique no Cruzeiro e que faça bom proveito. Desejo que ele tenha um excelente campeonato e que ajude a Raposinha fazer uma campanha melhor que o quase rebaixamento do ano passado e que só não aconteceu porque contou com a ajuda “regional” de seu principal adversário para escapar da degola.

Já curtiu o Blog Canelada no Facebook? Vem cá!

Já leu outros textos do Jornalista Sylvio Micelli? Vem cá!

You may also like...

2 Responses

  1. 11 de novembro de 2014

    .

    thanks!!…

    Like or Dislike: Thumb up 0 Thumb down 0

  2. 13 de novembro de 2014

    .

    thanks for information….

    Like or Dislike: Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe uma resposta

2 visitantes online agora
0 visitantes, 2 bots, 0 membros
Máx. de visitantes hoje: 10 às 02:03 am BRT
Este mês: 28 às 06-04-2017 07:36 pm BRT
Este ano: 31 às 03-30-2017 10:25 am BRT
No total: 111 às 03-18-2011 02:35 am BRT